APRESENTAÇÃO

Torvelim é um site dedicado à reflexão e à difusão de literatura, arte e cultura para pessoas de todas as idades conectados ao torvelinho da infância e juventude. Publicamos resenhas, artigos, relatos, crônicas, textos críticos e conversas sobre literatura, artes visuais, ilustração, teatro, música, desenho animado, mangá e HQ.

Promovemos o contato livre com as artes em suas diversas formas de acontecer. O site conta com colaboradores de diversas idades e perfis, incluindo crianças. Torvelim pretende estimular os bons encontros com a literatura e as artes, funcionando como espaço de experimentação de outras formas de resenhar, refletir e expressar o prazer e o espanto diante daquilo que nos toca e inquieta. Convidamos para o diálogo as artes do presente e os livros, filmes, espetáculos e canções que marcaram outras gerações de crianças leitoras, ouvintes e espectadoras.

Para o Torvelim, a infância não se reduz a uma idade cronológica fechada em si mesma. A sensibilidade da criança e do jovem que fomos nos acompanha durante a vida adulta, como sombra, sopro, memória ativa e abertura aos outros de nós mesmos.

Apostamos na fabulação, no humor, nos jogos verbais, visuais e sonoros como experiências plenas e necessárias. Encaramos a criança e o jovem como pesquisadores num mundo em permanente construção.


Torvelim é um projeto de Laura Erber e Marcus Moraes.

LAURA ERBER é escritora, artista visual e professora universitária. Colabora em diversos jornais, revistas literárias e suplementos culturais, entre eles Suplemento Pernambuco e Folha de São Paulo. Em 2015, fundou a Zazie Edições, editora independente e sem fins lucrativos que dirige com Karl Erik Schøllhammer. Autora dos livros infantis Nadinha de Nada (Companhia das Letrinhas) e O incrível álbum de Picolina, a pulga viajante (Peirópolis), este último em parceria com Maria Cristaldi.

MARCUS MORAES (CACO) é designer, ilustrador e diretor de animação. Criou ilustrações e animações para diversos programas de TV, filmes, peças de teatro e exposições. Tem ilustrações no acervo permanente no Museu do Amanhã e Museu Paineiras, no Rio de Janeiro. Ilustrou os livros “Pluft, o fantasminha” e “O cavalinho azul”, de Maria Clara Machado, pela editora Nova Fronteira.

TORVELIM

Curadoria e direção
Laura Erber e Marcus Moraes

Coordenação editorial
Laura Erber

Design e direção de arte
Marcus Moraes

Desenvolvimento do site
Marcos Rogozinski (Satara Sistemas)

Revisão de textos
Denise Pessoa

TORVELIM | Todos os direitos reservados © 2019 | contato@torvelim.com.br