"O Capital" Para Crianças
Ilustração: Liliana Fortuny
Adaptação do Texto: Joan R. Riera
Editora: Boitempo
Selo: Boitatá
São Paulo, 2018
Número de páginas: 32
Tradução: Thaisa Burani
Você ja se perguntou como as pessoas ficam pobres?
Eu já, mas Karl Mark tentou resolver essa pergunta.
Ele nasceu em Trier em 1818 e fez a faculdade em Berlim. Estudou Direito para ser advogado ou juiz mas se apegou à filosofia.
Ele sempre mesclou a filosofia com a prática, porque ele achava que não era só Deus que decidia o futuro e porque ele queria que o mundo mudasse. Em 1943 ele se casa mas não dura muito.
Nesse mesmo ano ele foi expulso da cidade onde morava e se mudou para Paris. Aí ele conhece o Engels que era rico, e viraram amigos. Engels ajuda o seu novo amigo financeiramente para ele continuar pesquisando e escrevendo.
Você vai ouvir as pessoas chamando ele só de Marx. Então a obra mais famosa de Marx se chama O Capital. É um livro grande, escrito para adultos, mas existe a versão para crianças. Esta é um livro pequeno com desenhos. Fala sobre o capitalismo e a luta das classes de um jeito resumido. Nesse livro o Marx é um avô de vários meninos e conta pra eles a história de um trabalhador chamado Frederico que percebe que estava sendo explorado no seu trabalho duro na fábrica de meias. Ele trabalhava 12 horas por dia, 6 dias por semana, eles não tinham sábado de folga.
O Frederico queria saber por que o preço das meias na loja era muito maior do que o que ele ganhava para fazer cada par de meias. Depois Frederico se junta com Rosa para fazer os cálculos e ele descobre que juntando o preço do carvão, o preço da lã, e o dinheiro que o dono da loja ganha e também o seu salário, isso tudo dava um valor que era muito alto comparado ao salário.
Depois Frederico faz uma greve contra a fábrica, os trabalhadores param de trabalhar e ele manda uma carta pro dono da fábrica. O dono aceita a proposta e os salários ficam mais altos e em vez de doze eles passam a trabalhar oito horas por dia.
O livro explica pra gente a exploração e o capitalismo e como várias pessoas são mais fortes juntas do que separadas.
FELIX ERBER SCHØLLHAMMER tem dez anos e onze meses. Gosta de ciências, piadas, jogar badminton e games, também gosta de andar de bicicleta e de panquecas.